Barulho no condomínio: como lidar?

Barulho no condomínio: como lidar?

Falar de barulho no condomínio, além de ser subjetivo, é complicado. A maioria dos incidentes pode ser classificada como incômodo para alguns moradores e normal para outros. É comum que a maior parte dos conflitos em um condomínio seja causada por esse tipo de problema.

1º passo: identificar o tipo de barulho.

É muito importante, antes de qualquer coisa, identificar o tipo de barulho e sua frequência. Barulhos eventuais demandam soluções diferentes daqueles que se repetem regularmente. Então, antes de agir, saiba responder perguntas como:

  • O barulho causou/tem causado incômodo nos demais moradores?
  • O barulho é repetido com frequência ou foi um evento pontual?
  • O causador tem conhecimento do incômodo causado aos demais?

2º passo: incentivar o diálogo.

Grande parte dos casos de problemas com barulho no condomínio acontece por falta de comunicação. Existem situações em que o causador não tem consciência do incômodo que traz aos demais. Também é comum que moradores reclamem de barulhos que não podem ser evitados com facilidade.

Nesses casos, é interessante que o síndico seja intermediador de conversas entre os condôminos, na tentativa de que os mesmos se entendam. Ter ambas as partes frente a frente geralmente gera empatia e aumenta a probabilidade de ambos cederem, chegando a uma solução.

3º passo: notificações e multas.

Se, mesmo após o diálogo, o problema persistir, o síndico deve partir para os meios legais. É muito importante que ele tenha sempre conhecimento e à disposição as normas e regulamentos do prédio.

É recomendado que em um primeiro momento comunicados gerais sejam divulgados a todos os condôminos, ressaltando as normas referentes a barulho. Se isso não funcionar, o uso de notificações diretas é indicado, sempre mantendo tudo documentado. O próximo passo é a aplicação de multas, tendo como base todo o histórico do problema.

Precisa de auxílio na gestão e administração de seu condomínio? Temos uma equipe de profissionais especializados para ajudar você a resolver seus problemas. Acesse https://www.creditoreal.com.br/condominios e saiba mais!

Compartilhe

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*