Já ouviu falar dos telhados verdes?

Já ouviu falar dos telhados verdes?

Preservar, reciclar, diminuir a poluição. Esses são temas que tem demandado cada vez mais atenção de todos. Em um mundo onde o cenário ambiental parece estar piorando, ideias e alternativas que harmonizem com a preservação da natureza têm ganhado voz.

Os telhados verdes têm surgido, ao redor do mundo, como uma grande alternativa sustentável para a área urbana. Será que vale a pena ter um em seu condomínio?

Para entender um pouco mais sobre isso, entramos em contato com a Ecotelhado, empresa especializada em projetos de arquitetura sustentável.

A empresa tem como objetivo devolver o verde para os centros urbanos e diminuir os danos ambientais causados pelo crescimento populacional.

O que é um telhado verde?

É uma técnica de cultivo de árvores e plantas nas coberturas de residências e edifícios.

Principais benefícios dos telhados verdes para o condomínio:

Os benefícios são diversos, tanto quando aplicados em edifícios, quanto em casas. Entre eles estão:

  • Redução da amplitude térmica do local;
  • Redução dos custos energéticos com controle de temperatura;
  • Terreno para cultivo de alimentos orgânicos;
  • Aumento do convívio dos moradores com a natureza;
  • Redução das ilhas de calor;
  • Maior isolamento acústico do local;
  • Aproveitamento e reaproveitamento da água da chuva;
  • Menor risco de enchentes nos arredores;
  • Aumento da biodiversidade da região;
  • Melhora estética.

Custo médio de instalação

O investimento varia muito de empreendimento para empreendimento, mas é possível estimar um valor de R$ 80,00/m² a R$ 200/m², dependendo do sistema escolhido e se a instalação será realizada pela equipe da Ecotelhado ou por uma equipe própria.

Tempo de instalação

Assim como o investimento, a estimativa de tempo varia bastante de acordo com o tamanho e composição do projeto. Pode ser em uma manhã, um dia, uma semana ou mais. A instalação costuma ser muito rápida, quando comparada à instalação de outros tipos de sistemas.

Cuidados necessários

A manutenção é bem similar à que se tem com qualquer jardim, com a ressalva de que, no telhado verde, o trabalho chega a ser menor, devido à automatização presente no ecotelhado, que livra o condomínio de ter que se preocupar em regar a plantação.

Precisa de auxílio na gestão e administração de seu condomínio? Temos uma equipe de profissionais especializados para ajudar você a resolver seus problemas. Acesse: https://www.creditoreal.com.br/condominios e saiba mais!

Fonte consultada: Henrique Guimarães, sócio e administrador da Ecotelhado. Para contato, acesse: https://ecotelhado.com.

Compartilhe

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*