Atualizar o cadastro de condôminos: questão de segurança

Atualizar o cadastro de condôminos: questão de segurança

O cálculo é fácil: em um edifício de dez andares, com quatro imóveis por andar e três pessoas vivendo em cada unidade, há em média 120 moradores indo e vindo diariamente. Inclua neste cenário um pequeno problema doméstico e vai ser fácil perder o controle em uma situação de emergência, de arrombamento a vazamento de gás.

Manter o cadastro de moradores sempre atualizado é uma medida preventiva de segurança que garante tranquilidade não só para o síndico, que ganha agilidade em contatar os condôminos, mas também para todos os moradores, que se sentem mais protegidos.

A organização do controle pode ser eletrônica, com uma base de dados e software próprio, ou um livro controle disponível na portaria. Existem diferentes necessidades para o cadastro de informações, mas duas delas são as mais importantes:

 

01) Contatos  básicos na portaria: o porteiro é o responsável por controlar quem entra e sai de seu condomínio. Para diferenciar moradores, visitantes ou fornecedores, é vital que ele tenha uma lista com o nome completo dos moradores (do proprietário e todos os seus dependentes), com respectivos números de telefone. Se a transportadora entregar uma encomenda ou a visita chegar antes da hora, vai ser fácil para ele contatar os responsáveis e gerenciar a situação. Informar o modelo e placa de veículos também reforça a segurança na entrada da garagem.

02) Cadastro completo com o síndico: o sigilo de documentos é importante, mas para o síndico, além de telefones e e-mails, contatos de trabalho e dados como CPF e RG são fundamentais. Assimele pode agilizar a emissão de cobranças e, inclusive, fazer a contestação de inadimplentes.

 

Para tornar a relação e o contato ainda mais próximos, um grupo no WhatsApp ou no Facebook pode simplificar a comunicação dos condôminos com o síndico ou portaria  e auxiliar na troca de informações e tomada de decisões em comum. Um dos primeiros passos do síndico profissional da Crédito Real ao gerenciar um novo condomínio é auxiliar neste procedimento. Clientes da Crédito Real também dispõe do SocialCondo, uma ferramenta virtual gratuita para auxiliar na gestão do condomínio.

Compartilhe

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*